Notícias


CMS realiza a 5ª Conferência da Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Santa Terezinha (PB) realizou nessa terça-feira (9), a 5ª Conferência Municipal da Saúde, com o tema: Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS.

O evento aconteceu na sede da Secretaria de Saúde e iniciou com o cadastramento dos participantes. O secretário de Saúde, José Herbert Batista Gomes, saudou a todos e fez um momento de oração. O presidente do CMS, Maziel Alves, declarou aberta a conferencia, na sequencia as pessoas cantaram o Hino Nacional.

A primeira palestra foi ministrada pelo Dr. José Leudo Farias Alves, coordenador regional de Gestão do Gabinete do Governo do Estado e ex-gerente da 6ª Gerência de Saúde. Ele abordou os temas: Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Saúde Como Direito.

A segunda palestra foi ministrada pelo professor Fábio Júnior Francisco da Silva, mestrado em Tecnologia em Saúde, atuou no apoio institucional estadual da 10ª Gerência de Saúde.

Após o almoço, foram formados grupos para serem discutidos os seguintes eixos:

  • Saúde Como Direito;
  • Consolidação dos Princípios do SUS;
  • Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS;

Os grupos também apresentaram propostas que foram escolhidas para serem divulgadas e votadas na 9ª Conferência Estadual, bem como a escolha dos delegados e dos seus suplentes.

« Voltar
shareCompartilhe