Notícias


Prefeitura de Santa Terezinha instala sala de aula no Assentamento Aroeiras

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha – PB através da Secretaria de Educação, instalou uma sala de aula no Assentamento Aroeiras, atendendo a uma reivindicação da comunidade. Os alunos estudavam em outra escola situada a 9 km do assentamento. O percurso era feito em motocicletas e durante o trajeto as crianças tinham que subir e descer uma serra todos os dias, algumas delas ficavam doentes devido à poeira da estrada.

Após uma reunião com a prefeita Terezinha de Zé Afonso, com o secretário Osvambergh Oliveira, com os pais e representantes do assentamento, ficou acordado que este ano a sala de aula iria funcionar na sede do assentamento e no próximo ano a prefeitura irá reformar a escola transferindo as aulas para o novo ambiente escolar.

Foi feita a reforma de algumas salas da sede e nessa quinta-feira (2), aconteceu à primeira aula no local. Os moradores fizeram cartazes agradecendo a prefeitura pela ação na região. Estiveram presentes: A prefeita Terezinha de Zé Afonso, o secretário Osvambergh Oliveira, o vereador Edcarlos Soares, representantes da associação e os pais dos alunos. A prefeita Terezinha falou sobre a ação e depois ficou facultada a palavra às demais pessoas.

Para a gestora é o momento é gratificante de atender ao pedido dos moradores do assentamento. Ela citou que sua gestão é para diminuir as diferenças e em breve a localidade ganhará uma nova escola.

“Mais uma vez é um momento gratificante para a gestão, considero uma das maiores conquistas, decidida em conjunto. Nós estivemos aqui com os assentados que reivindicavam esta escola desde 2013 e nós atendemos ao pedido dos pais. Nós queremos é diminuir as diferenças, dar os direitos a população, unir Santa Terezinha em prol do crescimento desarmando os palanques e ver que o município merece estes investimentos. Pedimos a sede do assentamento para abrir uma sala de aula por poucos meses e iremos reformar a escola do assentamento, assim como fizermos a reforma de todas as escolas do Município”, destacou.

O secretário Osvambergh Oliveira destacou a antiga reivindicação da comunidade atendida na atual gestão municipal e comunicou que mais ações estão por vir na Educação do Município.

“É uma reinvindicação do dia 13 de abril de 2013. Nós sabíamos dos anseios da comunidade, sabíamos do problema que a comunidade enfrentava porque as crianças tinham que percorrer um trajeto de 8 a 9 km por dia em motocicletas, descendo e subindo serra para chegar à escola mais próxima. Estivemos aqui no dia 16 deste mês para conversar com os pais para solucionar este problema. No momento não podíamos fazer a reforma da Escola Auta Farias porque está fechada há 17 anos e precisa de uma grande reforma. A Associação do Assentamento Aroeiras doou uma sala para funcionar a escola este ano. O ambiente é acolhedor e propicio a aprendizagem, como disse o educador Paulo Freire. Estamos felizes e quem está ganhando é a comunidade. No início do ano estaremos entregando a Escola Auta Farias totalmente reformada. Agradeço a prefeita Terezinha por ter ouvido o apelo da comunidade e em poucos dias tornar esse sonho realidade. Nós vemos no rosto das crianças e dos pais a felicidade. Não estamos brincar brincando de fazer educação, coisas melhores virão e vocês poderão ver nos próximos dias”, disse.

O presidente da Associação, Zeca de Alfredo, falou sobre este momento muito importante para o Assentamento Aroeiras.

“É um momento de muita alagria.Quero agradecer a prefeita Terezinha por esta conquista. Doamos a associação para fazer a escola e no próximo ano ela irá reforma a escola que nós pedimos várias vezes e não fomos atendidos”, disse.

Dona Edilma Oliveira dos Santos (45), mãe da pequena Maria Clara (6), classificou a escola como uma riqueza.

“As crianças estudavam tão longe e vinham no sol bastante quente. É uma riqueza tanto para as crianças quanto para a comunidade. foi uma benção, a reforma todos gostaram, só tenho a agradecer”, destacou.

Em breve será entregue a reforma da escola no Assentamento Dom Expedito.


Ascom

« Voltar
shareCompartilhe