Ocorreu na manhã dessa terça-feira (25), na Câmara Municipal de Vereadores, a I Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, com o tema: Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano. Os eixos temáticos apresentados foram: Política Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora; As Novas Relações de Trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social. O evento iniciou com o Credenciamento e a Cerimônia de Abertura.
Estiveram presentes: o prefeito Arimateia Camboim; a secretária de Saúde, Marilia Aires; a secretária de Administração, Jakelina Lucena; os vereadores, Francisco Bezerra, Dr. Segundo, Zé do Egito e Cadmo Cordeiro; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonardo do Nascimento Nogueira; trabalhadores e trabalhadoras da Saúde; representantes da sociedade.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonardo do Nascimento Nogueira deu as boas vindas a todos destacou a participação de todos no debate sobre os temas abordados. A secretária de Saúde, Marilia Aires falou sobre a importância da conferência. O prefeito Arimateia Camboim saudou a todos e enfatizou que o momento é de expor as opiniões para juntos formar uma saúde de qualidade.
A palestra foi ministrada pela advogada, Ana Lívia de Lima de Oliveira (OAB/PB-18565), pós-graduada em Direito Tributário e pós-graduanda em Gestão de Pessoas e Direito Humano.
Foram formados os grupos para debater os eixos temáticos. Foram apresentadas as propostas no âmbito municipal, estadual e federal. Também foram escolhidos os delegados e os suplentes que irão representar o município na conferencia estadual. Na sequencia foram entregues os certificados.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leonardo do Nascimento Nogueira, falou da importância da conferencia para os trabalhadores e para as trabalhadoras.
“É com muito prazer e com muita satisfação que nós estamos aqui realizando esta conferência, é de suma importância para a nossa sociedade. Aqui é um espaço de discursão democrática sobre um tema tão relevante para a saúde pública. Quando estamos nos referindo a saúde do trabalhador, estamos falando daqueles que cuidam de pessoas, então, para podermos desempenharmos um trabalho na área de saúde, precisamos estarmos bem de saúde”, comentou.
O prefeito Arimateia Camboim destacou a união de todos por uma saúde de qualidade no município.
“Nós estamos aqui na Câmara Municipal, iniciando a primeira etapa da 5ª Conferência da Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Este evento faz com que mostra a nossa preocupação com saúde do município de Santa Terezinha, então, está sendo bem movimentada, o povo está presente e realmente interessado em trazer o melhor para Santa Terezinha, assim como nós, políticos, prefeito e vereadores. Esta luta será constante pela saúde da nossa gente. Muito obrigado a todos e que Deus abençoe cada um de vocês”, disse.
Marilia Aires, secretária de Saúde, ressaltou o momento único para ouvir demandas, discutir e debater os termas de interesse dos trabalhadores e das trabalhadoras.
“É com muita alegria que hoje nós realizamos a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Foi um momento muito importante onde pudemos ouvir as demandas, discutir, debater e um proposito único, buscar soluções e politicas novas para que a gente possa atender a população como deve, a saúde sendo um direito de todos e não um privilegio de alguns, este foi o nosso foco, acredito que foi bastante priveitoso para os nossos profissionais e vem muita coisa boa por aí”, enfatizou.
O agente comunitário de saúde, Alexandre Junior, foi escolhido como um dos delegados e falou sobre as propostas apresentadas.
“Realizamos a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora onde foram discutidos vários temas sobre a saúde do trabalhador, não só a saúde física, como a saúde mental. Levamos as propostas para o âmbito municipal, estadual e nacional”, comentou.
Será realizada a conferência estadual e a conferência Nacional.
« Voltar