Cidadão Notícias

Secretaria de Saúde promove Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Pré-Hospitalar para equipe do SAMU, servidores e motoristas

A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nos dias 30 e 31 de Julho, o Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH). A capacitação foi direcionada para a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), extensivo aos profissionais da Diretoria Municipal de Transportes e aos servidores da Secretaria de Saúde.  O curso faz parte do Programa de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Saúde.

O curso foi ministrado pela empresa Impactus Cursos e Assessoria, abordando os seguintes temas: Atualizações de Protocolos Internacionais; Atendimento a Vítimas em Locais Remotos de Difícil Acesso; APH Tático; Física do Trauma; Incidente com Múltiplas Vítimas; Várias Situações de Emergência Clínicas e Traumáticas. Os alunos tiveram aulas teóricas e passaram por vários treinamentos.

Estiveram acompanhando o curso: o prefeito, Arimatéia Camboim; a secretária de Saúde, Marília Aires; a secretária de Administração, Jakelina Lucena; a vice-prefeita Mariinha; vereadores.

O curso foi encerrado com a entrega dos certificados.

Cleston Camboim, membro da Impactus Cursos e Assessoria, explicou sobre o trabalho de capacitação dos servidores municipais.

“O curso faz parte do Programa de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Saúde aqui de Santa Terezinha, está trazendo como objetivo primordial a atualização dos protocolos internacionais voltados para as questões de trauma no atendimento pré-hospitalar, entre outras questões clínicas que também têm sido abordadas aqui para os profissionais do SAMU e demais profissionais que tripulam ambulâncias no atendimento pré-hospitalar aqui do município. A nossa empresa tem adotado dentro desta parceria a técnica das aulas teóricas, quanto às simulações realísticas onde os profissionais tem a oportunidade de experimentar a emoção do atendimento dentro da sua realidade. Temos usado recursos audiovisuais, temos usado nossos manequins, temos usado alguns instrumentos de resgate em ambientes hostis que está dentro do APH – Tático e os profissionais de saúde têm a oportunidade de atuar em situações extremas. Tivemos a oportunidade de praticar e finalizar com uma simulação realística e todo mundo praticou aquilo que foi ministrado durante o curso”, enfatizou.

O prefeito constitucional, Arimatéia Camboim, participou do momento da entrega dos certificados e comentou a importância deste curso para os profissionais da prefeitura municipal.

“Nós estamos aqui na cidade de Santa Terezinha, graças a Deus pela grande oportunidade que tivemos de concluir o curso de socorrista para os servidores do SAMU e para os motoristas da Diretoria de Transportes. Estivemos aqui para entregar os certificados. Isto é muito importante para a nossa população porque as pessoas estão saindo preparadas para os primeiros socorros. Graças a Deus, nós podemos realizar este curso porque a gestão se preocupa com isso, sempre estamos promovendo estas ações para manter os profissionais capacitados no atendimento para melhor atender a nossa população e a outras pessoas que estejam perto deles. Deus abençoe este momento e dê sabedoria a cada um deles para que atendam com amor e com carinho as pessoas que estejam necessitadas”, destacou.  

A secretária de Saúde, Marília Aires, falou sobre a curso.

“Nós enquanto Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Santa Terezinha organizamos e realizamos mais uma edição do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar onde a nossa equipe do SAMU ela pode receber as atualizações sobre os protocolos e fazer as simulações. Neste ano nós incluímos os motoristas da Diretoria de Transportes para que eles também estejam aptos a realizarem os primeiros socorros em algumas situações que possam ocorrer no dia a dia”, disse.

Micaele Garcia, enfermeira da Base do SAMU, também falou sobre a importância destas capacitações para os profissionais de saúde.

“Estes cursos de atualização em atendimento pré-hospitalar são de muitíssima importância para nós profissionais da saúde que atuam na ponta da urgência e da emergência. A gente precisa sempre está se atualizando através dos protocolos, através das novas diretrizes e estes cursos que vem trazer tanto a parte teórica, quanto a parte prática é de suma importância para a gente”, comentou.

 

« Voltar