
A Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, através da Secretaria Municipal de Educação, realizaram nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro, a Semana Pedagógica 2026. O evento aconteceu na ECI Professor João Noberto.
O tema foi: ‘Cuidar de Quem Educa: Organização, Saúde e Planejamento’.
Na segunda-feira ocorreu a Abertura Oficial e a Secretaria Municipal de Saúde ofertou vários serviços: aromaterapia e meditação; massagem; ventosaterapia; limpeza de pele; vacinação; avaliação nutricional; avaliação odontológica; escuta psicológica. Após uma pausa para o almoço, o psicólogo clínico Jardson Araújo Ramalho, ministrou a palestra intitulada como: ‘Cuidar de Quem Educa: Saúde Mental, Sentido e Humanização do Trabalho Docente’. O profissional é professor da UNINASSAU – Patos e FCST; especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho; Especialista em Psicologia Social; especialista em Gestão e Administração Escolar.
No segundo dia foram executados trabalhos relacionados à Organização Administrativa: atribuição de turmas; distribuição de cargas horárias; início do Planejamento das Atividades.
Na quarta-feira ocorreu o Planejamento Pedagógico para cuidadores educacionais; professores; equipe pedagógica e gestores escolares. Foram executadas a continuação do planejamento dos primeiros dias letivos e a construção do Calendário de Ações – Plano de Ação 2026. Os cuidadores educacionais participaram de um curso, ministrado por Salédja Sales (pedagoga, neuropsicopedagoga clínica; analista do comportamento).
A secretária de Educação Ana Paula Dias dos Santos, analisou como bastante positiva a Semana Pedagógica, agradeceu o apoio da gestão municipal, dos demais parceiros. Ela anunciou que o Colégio Santa Terezinha irá funcionar em horário integral.
“Finalizamos a nossa Semana Pedagógica com o coração cheio de entusiasmo e a convicção de que estamos no caminho certo. Este encontro não foi apenas um rito de passagem para o novo ano letivo, mas a consolidação de um projeto educacional construído com compromisso e responsabilidade pela Secretaria de Educação. O sucesso deste evento é fruto de um esforço coletivo. Agradecemos profundamente à Secretaria de Saúde e à Uninassau, cujas parcerias foram fundamentais para enriquecer nossas discussões e trazer novas perspectivas de cuidado e formação técnica para o nosso corpo docente. Demos passos decisivos para o futuro da nossa rede. O anúncio de que o Colégio Santa Terezinha passará a funcionar em regime integral é um marco para a nossa cidade. Ter uma escola completamente dedicada ao tempo integral é um avanço gigantesco para a melhoria do aprendizado e para o desenvolvimento humano dos nossos estudantes. É a educação transformando realidades na prática. Iniciamos o curso de formação para os nossos cuidadores, capacitando-nos para acolhermos as crianças que precisam de suporte. Nada disso seria possível sem o suporte incondicional da Gestão Municipal, que entende a educação como prioridade absoluta. Agradecemos a todos que se doaram para que este evento fosse maravilhoso. Um agradecimento especial aos nossos profissionais da educação. A participação ativa, o diálogo e a entrega de cada um de vocês durante esses dias mostram que temos um time de excelência pronto para os desafios que virão. Em suma, encerramos esta jornada com a sensação de dever cumprido. Saímos daqui mais fortes, mais unidos e com as ferramentas necessárias para acolher nossos alunos. Desejamos a todos um ano letivo repleto de muitas bênçãos, descobertas e conquistas. Que 2026 seja o ano da nossa maior evolução”, destacou.
A professora Ana Valéria que leciona na Escola Polonordeste Tamanduá, na Fazenda Tamanduá, comentou que o momento é de compartilhar boas perspectivas e ideias alinhando metas para o ano letivo.
“É sempre bom reencontrar a equipe após as férias: compartilhar boas perspectivas e ideias, alinhar as metas para o ano letivo e nesse sentido, recomeçar nosso trabalho da melhor maneira possível. Essa jornada pedagógica de 2026 foi muito significativa para todos nós da rede municipal. Foram três dias de renovação e de acolhimento que farão a diferença neste ano de 2026”, enfatizou.
« Voltar




